Home > DESTAQUES > Wagner, Otto e mais oito deputados baianos integram novo ranking de parlamentares mais influentes do Congresso

Wagner, Otto e mais oito deputados baianos integram novo ranking de parlamentares mais influentes do Congresso

Os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) figuram em uma nova lista dos políticos mais influentes do Congresso Nacional. Além deles, integram a lista Elite Parlamentar, publicada pela consultoria Arko Advice, os deputados Afonso Florence (PT), Daniel Almeida (PCdoB), Cacá Leão (PP), Elmar Nascimento (DEM), Artur Maia (DEM), Félix Mendonça (PDT) e Otto Alencar Filho (PSD). A relação foi divulgada nesta quinta-feira (23) com os dados referentes do ano legislativo de 2020, por esse motivo o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), também figura.

A pesquisa engloba 124 nomes, sendo 89 deputados federais e 35 senadores. O PT é a legenda com o maior número de lideranças, com 14 parlamentares.

Para definir os nomes, a empresa leva em consideração a atuação em relação ao andamento dos trabalhos, a elaboração da agenda legislativa e a representação diante dos interesses da sociedade brasileira ou forças políticas relevantes. Considera também como elite, aqueles que negociam com o Executivo, operam na busca do consenso ou deixam sua marca no processo deliberativo do Congresso Nacional.

Este ano, Jaques Wagner, Otto Alencar e Cacá Leão, por exemplo, já foram reconhecidos como congressistas mais influentes do Brasil, segundo o DIAP. Eles também concorrem ao Prêmio Congresso em Foco.

No levantamento é possível mencionar que a Arko Advice mostra ascensão do PSD de Gilberto Kassab e a perda de influência do PSDB desde que a pesquisa foi iniciada, em 1998.

Além do PT e PSD, o MDB também faz parte do rol de partidos que que mais emplacou o maior número de congressistas que fazem parte da elite parlamentar de 2021.

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Prefeitura vai abrir cadastro de segunda dose para quem se vacinou em outros municípios

Nesta sexta-feira (15), em entrevista à Rádio Metropole, o secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, anunciou que Salvador vai ...