Home > DESTAQUES > Vacina contra Covid-19 para líderes religiosos de matriz africana

Vacina contra Covid-19 para líderes religiosos de matriz africana

Através do Projeto de Indicação nº 237/21, o vereador Marcelo Maia (PMN) propôs ao prefeito Bruno Reis que a Secretaria de Saúde do Município inclua os líderes religiosos de matriz africana no grupo prioritário do Programa Municipal de Imunização.

Conforme o autor da proposição, o Plano Municipal de Imunização não contemplou como grupo prioritário esses religiosos. “Essas lideranças desenvolvem suas atividades religiosas em todos os bairros e comunidades de Salvador, principalmente, na sua maioria, nas localidades populares, onde o distanciamento social torna-se mais difícil devido à condição das famílias, características de suas respectivas moradias e o crescimento desordenado”, considerou.

Nas argumentações, Marcelo Maia frisou que “os líderes religiosos de matriz africana exercem suas funções voltadas diretamente ao público, começando pelas bênçãos, liderando cultos, fazendo consultas, banhos, limpezas e ebós”.

Destacou ainda os rituais de inicialização, “oferecendo assim o suporte espiritual que, para os seus filhos, filhas e adeptos são de fundamental importância”.

Ações sociais

“Neste momento atual, delicado, de emergência e de calamidade pública, esses líderes religiosos encontram-se em constante e inevitável contato direto com a sua comunidade, muitas vezes prestando socorro, além de suas atuações nas ações sociais, característica forte deste segmento religioso, onde suas atividades ultrapassam os espaços físicos religiosos de suas casas”, justificou.

Ainda no projeto de indicação, frisou que os líderes religiosos de matriz africana atuam quase sempre da forma presencial, em rituais, em ações de acompanhamentos e caridades, tornando-se alvos por causa do contato com a população.

“As Religiões de Matrizes Africanas integram a nossa cultura brasileira e a inclusão dos seus líderes é de relevada importância, visto a grande relevância de sua existência dentro do nosso contexto, além de colaborar para o controle da disseminação da Covid-19 em Salvador”, concluiu.

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Defensorias questionam à Prefeitura exigência de documentos para vacinação infantil

A Defensoria Pública da União e a Defensoria Pública do Estado solicitaram da Prefeitura de Salvador e da Secretaria Municipal ...