Home > DESTAQUES > Setembro Verde: HGRS promove capacitação para determinação de morte encefálica

Setembro Verde: HGRS promove capacitação para determinação de morte encefálica

Em atenção ao movimento Setembro Verde – de sensibilização à doação de órgãos e tecidos – o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) promoverá o curso de capacitação para determinação de morte encefálica. A atividade acontecerá no dia 14 de setembro, uma terça-feira, nos períodos matutino e vespertino, com o tema ‘Abordagem no paciente adulto e na pediatria’.

O curso, que é voltado para médicos, oferecerá certificado de participação para aqueles que concluírem 100% da carga horária. Interessados devem realizar inscrição pelo link https://bit.ly/setembroverdeHGRS21.

A ação é uma iniciativa da Comissão Intra-Hospitalar de Doações de Órgãos e Tecidos para Transplante da instituição (Cihdott-HGRS) e da Central de Transplantes da Bahia (CET-BA). Será realizada no auditório do edifício anexo do HGRS.

Curso de capacitação para determinação de morte encefálica – programação

8h30 – Boas-vindas e apresentação da Comissão Intra-Hospitalar de Doações de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott-HGRS)

8h45 – Situação do transplante na Bahia e a realidade atual, com América Carolina Melo – enfermeira coordenadora da Central de Órgãos da Bahia (CET-BA)

9h10 – Aspectos éticos e legais para determinação da morte encefálica, com Rita de Cássia Pedrosa – médica responsável pela Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset)

9h50 – Coffee break

10h – Metodologia para a determinação da morte encefálica (ME), conforme determina Art. 3º da Resolução CFM2.173/2017, com Camilo Viera – neurologista pediátrico

11h – Discussão de casos e apresentação prática da avaliação clínica, com Camilo Viera

12h20 – Intervalo

14h – Manutenção do potencial doador de órgãos, com Juliana Caldas – médica intensivista

15h – Coffee break

15h10 – Condutas médicas pós-determinação da ME, acolhimento e entrevista familiar para doação de órgãos, com Rita Pedrosa

16h – Pós-teste

16h30 – Encerramento

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Defensorias questionam à Prefeitura exigência de documentos para vacinação infantil

A Defensoria Pública da União e a Defensoria Pública do Estado solicitaram da Prefeitura de Salvador e da Secretaria Municipal ...