Home > DESTAQUES > Salvador adota logística reversa para gerenciamento de resíduos sólidos

Salvador adota logística reversa para gerenciamento de resíduos sólidos

Com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social, por meio de ações e procedimentos para viabilizar a coleta e restituição de resíduos sólidos, a chamada logística reversa é uma realidade em Salvador. Segundo o portal “Soluções em Logística Reversa e Reciclagem”, de janeiro a setembro de 2021, a cidade de Salvador já arrecadou mais de 1,5 milhão de toneladas de resíduos por meio dessa prática.

A logística reversa segue a Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Com isso, fabricantes, distribuidores, revendedores e comerciantes têm relevante participação na implantação da responsabilidade compartilhada, pelo ciclo de vida dos produtos, o que ajuda a preservar o meio ambiente.

A ação funciona da seguinte maneira: o consumidor devolve o produto ou embalagem ao comerciante, distribuidor, ou um ponto de entrega voluntária. O comerciante, por sua vez, envia o produto ao fabricante, que encaminha o produto ou embalagem para reuso, reciclagem, ou descarte adequado. O que for resíduo passível de logística reversa retorna para o comerciante, já o que não for, é descartado de forma adequada.

Alguns exemplos de materiais utilizados para o funcionamento da logística reversa são agrotóxicos, seus resíduos e embalagens; bateria de chumbo ácido; eletrodomésticos; embalagens em geral; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio, mercúrio e mista; pilhas, baterias e pneus. Materiais esses que, descartados no lixo comum, trazem sérios prejuízos ao meio ambiente.

A engenheira ambiental e sanitarista da Limpurb, Rosemary Mascarenhas, orienta aos cidadãos sobre como fazer o descarte correto dos resíduos, sem prejudicar o meio ambiente. “No site da Limpurb, a população pode encontrar alguns dos pontos de entregas disponíveis na cidade para cada categoria de resíduo e realizar o descarte adequado. Assim, todos estarão preservando a natureza e cumprindo o seu papel social em ter uma atitude sustentável e ecologicamente correta”, explica.

O presidente da Limpurb, Omar Gordilho, ressaltou a importância que a população tem em fazer o descarte correto de materiais, que fazem parte da logística reversa. “Estamos utilizando as redes sociais da Limpurb para compartilhar informações sobre o quanto é importante cada um cumprir com o seu papel, contribuindo desta forma para um mundo mais sustentável”.

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Prefeitura vai abrir cadastro de segunda dose para quem se vacinou em outros municípios

Nesta sexta-feira (15), em entrevista à Rádio Metropole, o secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, anunciou que Salvador vai ...