Home > DESTAQUES > Saiba como identificar quando cães e gatos estão com febre e medir a temperatura dos pets

Saiba como identificar quando cães e gatos estão com febre e medir a temperatura dos pets

Ao contrário de nós humanos, nossos amigos pet não conseguem falar quando estão doentes. Mas, alguns comportamentos dos cães e gatos dão pista que o pet não está bem. A febre, por exemplo, além de indicar algo fora do comum é extremamente prejudicial para a vida do animal.

Em entrevista, a médica-veterinária Flávia Sampaio explica o corpo dos cães e gatos é normalmente mais quentinho do que o nosso, a temperatura normal varia entre 37,5 a 39,5ºC. Além disso, segundo a especialista, o pet pode dar indícios de estar febril, como apatia, fraqueza, falta de apetite, prostração e às vezes nervosismo e tremores.

“Você também pode tocar na região inguinal e face interna da orelha, onde tem menos pelos para sentir se a temperatura está mais alta e no focinho para sentir se ele está quente e ressecado”, detalha.

A veterinária também explica como é possível medir a temperatura do animal. “Para verificar se ele está com febre o ideal é aferir a temperatura retal com um termômetro, basta colocar a pontinha do aparelho no ânus do animal de forma delicada (vale lubrificar) e aguardar apitar ou estabilizar”, diz.

A febre é um mecanismo de defesa do organismo dos animais para avisar que há algo errado. Pode ser desencadeada por múltiplos problemas, podendo ser desde viroses leves até doenças fatais, desta forma, não deve ser ignorada.

Ah, não é recomendado que medicamentos fabricados para humanos sejam administrados em pets sem prescrição profissional. Por isso, o ideal é lavá-lo a um veterinário caso ultrapasse 39,5 ºC. Até a chegada de um profissional, a veterinária recomenda dar água gelada para o animal beber e deixar a temperatura do ambiente fria.

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Inscrições para a 1ª etapa do Revalida começam nesta segunda-feira

As inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior ...