Home > Bahia > Rui quer iniciativa privada acessando sistema de vigilância para combater criminalidade na Bahia

Rui quer iniciativa privada acessando sistema de vigilância para combater criminalidade na Bahia

Anunciando a ampliação do Sistema de Reconhecimento Facial e de Placas para mais 77 cidades baianas, o governador Rui Costa (PT) disse nesta terça-feira que quer a iniciativa privada acessando o sistema de vigilância para combater criminalidade na Bahia.

“Além das câmeras que o Estado instalará nas vias públicas, cada setor empresarial pode também fazer esse investimento. As agências bancárias podem colocar imagens externas e conectar a esses sistemas. Assim como shoppings ou mesmo condomínios residenciais podem conectar. Com isso, a gente vai aperfeiçoando a segurança pública”, disse em coletiva à imprensa, no CAB (Centro Administrativo da Bahia).

Na ocasião, o governador destacou que, nos empreendimentos da iniciativa privada, somente as imagens externas serão acessadas pelo Estado. “A única interna que queremos é a dos ônibus, porque é local público. A gente quer identificar e fazer a leitura facial de todas as pessoas que entrarem nos ônibus. Se tiver alguém que já assaltou ônibus, que responde por crime, essas pessoas vão ser identificadas e isso facilitará a ação policial da viatura que tiver mais próxima”, afirmou.

As imagens, de acordo com Rui Costa, poderão, além de prevenir, garantir a condenação dos acusados. “Entendo que a impunidade é o grande estímulo para a repetição sucessiva do crime, com essas ferramentas tecnológicas vamos conseguir prevenir o crime. E , naquelas outras situações em que não for possível a prevenção, vamos ter imagem para comprovar o delito e levar o autor a condenação judicial”, explicou.

No projeto, que prevê, até o final de 2022, a implantação do sistema de reconhecimento facial me mais 77 cidades, estão sendo investidos R$ 665 milhões, que inclui a prestação de serviço por meio do consórcio vencedor da licitação, o conglomerado Oi SA e Avante SA, por cinco anos.

A expansão do projeto prevê a instalação de 4.095 câmeras, priorizando a implantação nos municípios com maior quantidade de habitantes e índices criminais. O investimento prevê ainda a adoção de 3.917 terminais de rádio comunicação de voz, vídeo e dados em viaturas das unidades da Polícia Militar de Salvador e região metropolitana.

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Inscrições para a 1ª etapa do Revalida começam nesta segunda-feira

As inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior ...