Home > Bahia > Rui Costa destaca parceria da Bahia com a China e diz que Brasil tem que se aproximar do país

Rui Costa destaca parceria da Bahia com a China e diz que Brasil tem que se aproximar do país

Um dos principais opositores do presidente Jair Bolsonaro, o governador da Bahia, Rui Costa (PT) destacou a parceria do estado com a China, principal fornecedor mundial de insumos para a vacina contra a Covid-19 e nação chave na economia nacional.

Nos últimos meses, a relação do Brasil com a China ficou estremecida, principalmente pelas frequentes investidas do governo brasileiro contra os asiáticos, intermediada pelo ex-chanceler Ernesto Araújo, do Itamaraty.

A expectativa é positiva com a saída de Ernesto, após pressão do Congresso Nacional, ao menos de que diminuam os ruídos entre os países. O novo ministro, Carlos Alberto Franco França, já acenou para a possibilidade de dialogar com todos os países e disse que o diplomata é um “construtor de pontes”.

Durante a apresentação do primeiro trem do VLT do Subúrbio, em evento virtual nesta quinta-feira (8), o governador citou o “enorme potencial” da relação diplomática entre os dois países, refletida, por exemplo, na produção da CoronaVac.

A vacina desenvolvida no Brasil em parceria do Instituto Butantan com a chinesa SinoVac é responsável pela imunização de 80% das pessoas no país até o momento.

O VLT e a ponte Salvador-Itaparica são alguns dos exemplos que Rui citou da parceria da Bahia com empresas da China. Quando a Ford anunciou a sua saída, o próprio governador conversou com representantes do país e ainda busca alternativas para atrair investimento internacional.

Rui Costa declarou abertamente que pretende estreitar ainda mais os “laços da Bahia com a China”, não só na área de transporte mas também de “engenharia” e “ciência”.

Nas próximos dias, confirmou o governador, será realizada a licitação da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), que deve ter entre os seus concorrentes alguma empreiteira chinesa.

Por fim, o petista fez elogios à inclusão na China, que anunciou a erradicação da pobreza no país, e deixou o seu apelo para que o Brasil possa “avançar em novas parcerias”.

“É possível sim o Brasil acompanhar e fazer mais e mais parcerias com a China. Fica aqui minha demonstração de admiração e compromisso para que possamos avançar em novas parcerias”, ponderou.

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Inscrições para a 1ª etapa do Revalida começam nesta segunda-feira

As inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior ...