Home > DESTAQUES > Restaurantes Populares entram na tradição do caruru nesta terça (28)

Restaurantes Populares entram na tradição do caruru nesta terça (28)

Em comemoração ao mês dos santos gêmeos Cosme e Damião, os Restaurantes Populares administrados pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) serviram, nesta terça-feira (28), um caruru para celebrar a data. Além de Pau da Lima, a unidade de São Tomé de Paripe começou cedo o trabalho na cozinha. Antes das 8h, a quiabada já estava no fogo, assim como o xinxim de frango e o feijão fradinho.

Segundo o coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), Wilson Santana Neto, o caruru foi escolhido para hoje por ser um prato servido sempre em datas festivas, e a comida com dendê já faz parte da vida do soteropolitano. “Neste mês de setembro, sabendo da importância cultural do caruru, ofertamos aos assistidos este prato pela primeira vez, desde o retorno após a pandemia”, disse Neto.

Somente no almoço de hoje, 425 pratos foram servidos no espaço, que comporta 71 pessoas na área externa e 29 na área interna por vez. O local prossegue funcionando com os protocolos de enfrentamento à Covid-19.

Alimentação saudável e afetiva – A nutricionista Raquel Cabral está à frente dos restaurantes desde 2019 e afirma que o cardápio foi pensado em cima da tradição. Sendo assim, para o almoço, não faltaram itens essenciais como o quiabo, que é o ingrediente principal; feijão fradinho, rico em proteína e fibra; e o xinxim de frango – uma carne branca mais saudável – como a opção de proteína.

“Como são pessoas vulneráveis, a gente sempre oferece pratos afetivos, porque é uma oportunidade que eles têm de comer, e o caruru é um prato que todo mundo gosta e típico da Bahia”, disse Raquel.

Números – Em média, 20 mil refeições são servidas por mês – cerca de 450 em cada unidade – nos dois restaurantes populares da Prefeitura. A reabertura dos salões nos espaços ocorreu no mês de maio, após funcionamento com entrega de quentinhas desde que foi fechado em razão da pandemia, em março de 2020.

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Inscrições para a 1ª etapa do Revalida começam nesta segunda-feira

As inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior ...