Home > DESTAQUES > Prefeitura inicia termonebulização para combate aos mosquitos

Prefeitura inicia termonebulização para combate aos mosquitos

O enfrentamento às muriçocas e outros mosquitos em Salvador ganha mais um importante aliado. Esta semana, motocicletas adaptadas fazem parte da ação de termonebulização, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que é a aplicação de inseticida por meio de um equipamento que gera uma densa neblina e se espalha pelo ar, na capital baiana.

A programação prossegue nesta terça-feira (26), no Imbuí. Na quarta (27), é a vez da região de Santa Tereza e, na quinta-feira (28), é a vez do Km 17 de Itapuã. Os locais foram escolhidos pela alta incidência dos insetos.

A ação foi iniciada na noite da segunda-feira (25), nas ruas do bairro da Boca do Rio. Os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorreram a Travessa Orlando Moscoso, 1ª Travessa D. Eugênio Sales, 1ª, 2ª e 3ª Travessas Rio das Pedras, 1ª, 2ª e 3ª Travessas Professor Pinto de Aguiar, 1ª, 2ª e 3ª Travessas Emiliano Galiza e Rua Pedro Batista de Almeida.

“O intuito dessa ação é diminuir a infestação de muriçocas que, apesar de não transmitirem zoonoses, acabam importunando os moradores e interferindo na qualidade do sono e no desempenho de suas atividades produtivas. Com a estratégia também conseguimos complementar as ações de prevenção das arboviroses, já que o inseticida também é capaz de eliminar o mosquito Aedes aegypti na fase adulta”, destacou a diretora de Vigilância à Saúde, Andréa Salvador.

Funcionamento – O método lança uma mistura de inseticida e óleo mineral, suficiente para eliminar os mosquitos, pois as gotículas de inseticida permanecem por um bom tempo flutuando no ar. Além das muriçocas, o produto químico é eficiente na eliminação de outros vetores. A iniciativa contribui para o combate às arboviroses, dentre elas a dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

 

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Defensorias questionam à Prefeitura exigência de documentos para vacinação infantil

A Defensoria Pública da União e a Defensoria Pública do Estado solicitaram da Prefeitura de Salvador e da Secretaria Municipal ...