Home > DESTAQUES > Pneumologista alerta para aumento das doenças virais com a retirada das máscaras
Uso de máscara para proteção contra o novo coronavírus.

Pneumologista alerta para aumento das doenças virais com a retirada das máscaras

Com a discussão sobre a retirada da obrigatoriedade do uso da máscara, após o avanço da vacinação contra a Covid-19, existe a preocupação com um possível aumento das doenças virais. Por conta desse cenário, há uma recomendação por parte de alguns especialistas de que o uso do equipamento não seja dispensado, mas sim, equilibrado.

De acordo com a pneumologista, Dra. Larissa Voss, existem diversas evidências da importância do uso da máscara na prevenção, não apenas do vírus que causa a Covid-19, mas também de doenças respiratórias.

“Quando temos uma parcela grande da população com a proteção devida, a exemplo do uso da máscara, conseguimos prevenir o processo de transmissão de pessoa para pessoa de determinada doença, o que reduz seus impactos”, afirma.

Para ela, é preciso que haja um pouco mais de tempo para se pensar na retirada da obrigatoriedade do uso. “Embora já estejamos voltando à vida normal, a máscara ainda representa uma estratégia importante de combate a diversas doenças virais e também à Covid. Por conta disso existe uma preocupação de que a retirada das máscaras, caso seja generalizada, ocasione um aumento de doenças virais em todo o país”, diz.

Ainda segundo a médica, a máscara funciona como uma barreira física para evitar que gotículas, liberadas pela tosse, espirros e mesmo durante as conversas, cheguem ao organismo e causem possíveis infecções.

A pneumologista, no entanto, explica que o equilíbrio no uso do equipamento é essencial, sobretudo diante das diversas manifestações a favor do fim da obrigatoriedade do equipamento de proteção.

“Nesse período seco, por exemplo, existe a preocupação com diversas doenças respiratórias cuja incidência é maior, diante do clima característico da época”, destaca.

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Inscrições para a 1ª etapa do Revalida começam nesta segunda-feira

As inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior ...