Home > Bahia > Pessoas estão morrendo pelo uso de ivermectina, alerta Fábio Vilas-Boas

Pessoas estão morrendo pelo uso de ivermectina, alerta Fábio Vilas-Boas

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, alertou à população baiana sobre o uso indiscriminado de ivermectina e outros medicamentos comprovadamente ineficazes contra a Covid-19.

Em entrevista ao programa de José Eduardo, na rádio Metrópole, o secretário citou o artigo do hepatologista Raymundo Paraná, publicado no A Tarde, que relacionou o uso do medicamento a casos recentes de hepatite e necrose do fígado.

“Ivermectina faz mal, na dose que vem sendo preconizada para a Covid, tem causado hepatite, necrose hepática, falência hepática”, explicou o secretário.

Com a situação, muitas pessoas precisam de um transplante de urgência do fígado, que não existe no Brasil. “Pessoas estão morrendo por toxicidade de ivermectina”, lamenta.

De acordo com o titular da Sesab, a ivermectina e outras medicações que fazem parte do chamado “kit covid” – a aposta de alguns gestores para combater a doença – não tem nenhum “benefício”.

Outro medicamento que tem impactado negativamente no combate ao novo coronavírus é o uso de corticóide sem prescrição.

Vilas-Boas explica que muitos pacientes chegam às unidades de pronto atendimento com a situação agravada, justamente por ter se automedicado. No caso do corticóide, ele pode diminuir o sistema imune do corpo e aumentar as chances de internação pela doença.

“Alguns chegam a usar corticóide e isso tem sido um desastre, pois utilizado em quem não está internado ou sem comprometimento pulmonar, não tem benefício. Nos primeiros dias, o corticóide deprime o sistema imune e o vírus avança mais rápido”, assegura o secretário, que relata que é cada vez mais comum a busca destas pessoas por atendimento.

“Felizmente não é a maioria, mas muitos tem feito o uso disso e não estão se dando bem”, avisa.

Mesmo no caso da ivermectina, que é tratada de maneira mais banal por ter menor toxicidade, é um perigo da forma como tem sido utilizada, muitas vezes como tratamento preventivo.

“Corram de quem está lhe prescrevendo isso”, alerta o secretário.

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Prefeitura vai abrir cadastro de segunda dose para quem se vacinou em outros municípios

Nesta sexta-feira (15), em entrevista à Rádio Metropole, o secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, anunciou que Salvador vai ...