Home > DESTAQUES > PEC do voto impresso: Abílio Santana relata falha em sistema virtual e protocola vota favorável por escrito

PEC do voto impresso: Abílio Santana relata falha em sistema virtual e protocola vota favorável por escrito

Deputado baiano vota SIM para PEC do voto impresso; entenda

O deputado federal Abílio Santana (PL-BA) relatou falha na votação virtual da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/2019, conhecida como PEC do voto impresso. A proposta permite que a votação e apuração de eleições, plebiscitos e referendos, seja obrigatória a expedição de cédulas físicas, conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas em urnas indevassáveis, para fins de auditoria. O parlamentar baiano relata que não conseguiu votar na noite desta terça (10) devido a uma falha no aplicativo de votação virtual. Ele também informou que outros colegas passaram pela mesma situação. Para validar o seu voto Sim à proposta, Abílio protocolou nesta quarta (11) o voto manual. O regimento interno da Câmara permite que, em até 24h, seja possível declarar o voto escrito. O documento foi protocolado hoje e consta nos anais da Casa.

“A falha no sistema de votação da própria Câmara Federal justifica meu voto favorável a PEC 135/2019. O erro e a possibilidade de fraude eleitoral eletrônica são os principais argumentos para o voto impresso auditável. O “retrocesso” dito pelos esquerdopadas é mais uma fake news, a proposta criaria mais uma camada de segurança ao processo eleitoral do nosso país. Seria um controle físico, visível ao próprio eleitor, que seria utilizado numa eventual recontagem posteriormente. Com todo respeito aos votantes contrários, mas para mim, o nome disso é medo da real vontade do povo. Não tem outra explicação”, explicou o deputado Abílio Santana.

“Como um parlamentar atuante no combate a corrupção, antifraude e mentiras, não vou aceitar a anulação do meu voto por falhas no sistema da Casa Legislativa. Protocolei e quero que seja computado”, disse.

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Prefeitura vai abrir cadastro de segunda dose para quem se vacinou em outros municípios

Nesta sexta-feira (15), em entrevista à Rádio Metropole, o secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, anunciou que Salvador vai ...