Home > Bahia > Para Rui, negativa de Bolsonaro sobre quebra de patentes é ‘constrangimento ao Brasil’

Para Rui, negativa de Bolsonaro sobre quebra de patentes é ‘constrangimento ao Brasil’

A negativa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a quebra de patentes de vacinas contra o novo coronavírus foi criticada pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT). Em entrevista à TVE nesta quinta-feira (6), o mandatário elogiou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, por apoiar a abertura e afirmou que o posicionamento de Bolsonaro é “um constrangimento enorme para o Brasil”.

“Nós temos que parabenizar ao governo americano que em uma posição muito clara afirmou seu apoio à quebra da patente. Em uma pandemia que tem matado milhões de pessoa no mundo inteiro, somente com a possibilidade de ampliar massivamente a fabricação de vacinas que é possível barrar rapidamente esse vírus”, considerou.

“Quanto mais tempo nós demorarmos, mais riscos temos de ter novas variantes. Já se fala agora de uma nova variante indiana. porque lá virou, assim como o Brasil, uma fábrica de novas variantes do vírus”, apontou, citando ainda que cientistas e médicos já afirmam que a população mundial ainda levará anos se vacinando contra a Covid por causa do surgimento dessas novas cepas.

Apesar do posicionamento de Jair Bolsonaro, na última semana, o Senado Federal aprovou um projeto de lei que permite a quebra temporária de patentes de vacinas contra o coronavírus. De acordo com o texto, que segue para a Câmara de Deputados, os donos das patentes ficam obrigados a ceder ao poder público, caso seja solicitado, as informações para a produção de vacinas e medicamentos contra o vírus.

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Defensorias questionam à Prefeitura exigência de documentos para vacinação infantil

A Defensoria Pública da União e a Defensoria Pública do Estado solicitaram da Prefeitura de Salvador e da Secretaria Municipal ...