Home > Bahia > Niltinho parabeniza Mata de São João pelos 175 anos de emancipação

Niltinho parabeniza Mata de São João pelos 175 anos de emancipação

Para comemorar os 175 anos de emancipação política de Mata de São João, o deputado Niltinho (PP) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) moção de congratulações “para que sirva de incentivo e estímulo a esse povo batalhador” da cidade. No documento, o parlamentar homenageia a ex-prefeita do município, Márcia Cavalcante Carneiro Dias, e registra “o compromisso de representar” Mata de São João junto às autoridades estaduais e representantes federais “para conseguir os benefícios, obras e equipamentos que possam promover o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida de todos, gerando mais empregos e renda, ao tempo em que venham a reduzir os principais problemas que mais os afetam”.
Niltinho também conta toda a história do município que, “além de ter uma natureza exuberante, preserva um diversificado patrimônio material”. Ele considera Mata de São João “o mais importante município do Litoral Norte da Bahia”, e um dos principais destinos turísticos do país por conta das suas belezas naturais, “alto padrão dos serviços prestados que reúnem resorts, luxuosas pousadas e restaurantes de todas as nacionalidades”.
Quanto à história, o pepista contou que, em 1549, a comitiva de Tomé de Souza chegou à Bahia e trouxe Garcia de Souza D`Ávila. Foi ele quem, em 1551, construiu a fortaleza estratégica da Casa da Torre, ou Castelo Garcia D’Ávila, de onde “fiscalizava-se o movimento de embarcações que se aproximavam do Porto da Bahia”. A localização estratégica tornou o castelo “fundamental nas lutas pela independência e na defesa territorial do Estado”.
Conforme o deputado, a cidade é marcada por algumas curiosidades. Em Mata de São João foi plantado, no séc. XVI, “um dos cinco primeiros pés de coco-da-baía do Brasil” e o município também “teve a honra de receber Dom Pedro II e a família real”. E foi lá que aconteceu, em 1845, “uma das primeiras manifestações do espiritismo no mundo”.

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Prefeitura vai abrir cadastro de segunda dose para quem se vacinou em outros municípios

Nesta sexta-feira (15), em entrevista à Rádio Metropole, o secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, anunciou que Salvador vai ...