Home > Bahia > Mais de 6 mil candidatos comparecem na 1ª etapa do VIII concurso para defensores públicos da Bahia

Mais de 6 mil candidatos comparecem na 1ª etapa do VIII concurso para defensores públicos da Bahia

Teve início na manhã deste domingo (1) a primeira das quatro etapas do VIII concurso para defensoras e defensores públicos da Bahia. Ao todo, 6.608 candidatas e candidatos compareceram aos sete locais de prova do certame em Salvador, o que representa um índice de 75,04% de presença, com 2.198 faltosos, contabilizando um total de 24,96% de ausentes na avaliação.

O concurso pretende suprir um total de 18 vagas iniciais, além da criação de cadastro reserva. Destas vagas, 12 estão distribuídas para ampla concorrência, cinco reservadas aos candidatos negros e uma vaga para pessoas com deficiência.

Uma das novidades do concurso são as vagas previstas para as pessoas de origem indígena, que terá a primeira vaga oferecida quando o total de vagas, somando as iniciais e as que surgirem durante o prazo de validade, chegar a 26.

A aplicação da prova foi acompanhada pela comissão responsável pelo concurso, a qual é presidida pelo defensor público geral da Instituição, Rafson Ximenes. De acordo com Rafson, a construção do edital da prova foi feita com a intenção de mostrar aos candidatos e candidatas o desafio que é ser uma defensora pública ou um defensor público.

“A primeira etapa é só o início de um processo muito maior, que é a carreira defensorial. Sei que agora algumas pessoas podem estar celebrando o resultado, outras podem estar tristes, mas a coisa mais importante é que, tanto quem for como quem não for aprovado, leve esse concurso e suas referências bibliográficas como um ensinamento. Se cada candidato ou candidata, independente do resultado, conseguir levar esse aprendizado da sensibilidade necessária para se trabalhar na Defensoria, já vamos considerar o concurso bastante vitorioso”, disse o gestor.

Além do DPG Rafson Ximenes, também compõem a comissão do VIII concurso da DPE/BA a subdefensora pública geral, Firmiane Venâncio; o diretor da Escola Superior da Defensoria (Esdep), Clériston Cavalcante;as defensoras Flavia Apolônio, Ananda Benevides e Larissa Guanaes; o defensor João Tibau; além do representante da OAB/BA, Luiz Gabriel Batista.

De acordo com o edital, a publicação do gabarito da prova objetiva seletiva está prevista para esta terça-feira (3), e pode ser acompanhada no site da Fundação Carlos Chagas (FCC), responsável pelo certame.

Além da prova objetiva seletiva realizada neste domingo, 1º de agosto, também estão programadas as seguintes etapas: provas discursivas de caráter específico, que acontecerão nos dias 2 e 3 de outubro de 2021; prazo para envio das comprovações para a Avaliação de Títulos, de 6 a 10 de janeiro de 2022; e ainda a prova oral, entre os dias 15 a 17 de janeiro de 2022.

A previsão é que o resultado final seja publicado no dia 17 de março de 2022. A validade do concurso é de dois anos, a partir da homologação do resultado final e pode ser prorrogado, a critério da DPE/BA, por igual período.

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Prefeitura vai abrir cadastro de segunda dose para quem se vacinou em outros municípios

Nesta sexta-feira (15), em entrevista à Rádio Metropole, o secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, anunciou que Salvador vai ...