Home > Coronavírus > Jaques Wagner protocola notícia-crime no STF contra Bolsonaro por omissão diante da pandemia de Covid-19

Jaques Wagner protocola notícia-crime no STF contra Bolsonaro por omissão diante da pandemia de Covid-19

O senador do PT, Jaques Wagner, entrou com uma notícia-crime no Superior Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro por crime de prevaricação.

Ele defende que Bolsonaro seja punido por manter uma “postura convictamente negacionista” mesmo diante das mais de 260 mil mortes decorrentes da Covid-19, e pela omissão frente à pandemia.

“Seus atos, palavras e comportamentos, como agente público e político, habitam o campo da omissão e divergem de todas as recomendações sanitárias preconizadas pela comunidade científica e por profissionais de saúde, como essenciais à prevenção e proteção contra a contaminação”, destacou o senador.

“O que ele está fazendo é crime conhecido. Prevaricação é não tomar atitudes necessárias perante um grave problema. O presidente sabe que tem gente morrendo, sabe que precisa comprar vacina e faz de conta que não sabe de nada. E ainda se coloca contra a vacina. É um crime. Para mim, o presidente doido virou bandido”, completou.

Na visão do petista, Bolsonaro extrapolou o limite da sanidade e agora entra na esfera criminal.

“Seus atos, palavras e comportamentos, como agente público e político, habitam o campo da omissão e divergem de todas as recomendações sanitárias preconizadas pela comunidade científica e por profissionais de saúde, como essenciais à prevenção e proteção contra a contaminação”, destacou o senador. “O que ele está fazendo é crime conhecido. Prevaricação é não tomar atitudes necessárias perante um grave problema. O presidente sabe que tem gente morrendo, sabe que precisa comprar vacina e faz de conta que não sabe de nada. E ainda se coloca contra a vacina. É um crime. Para mim, o presidente doido virou bandido”, completou.

Além de não contribuir para amenizar os efeitos da pandemia, diz Wagner, Bolsonaro cria “obstáculos” para que governadores e prefeitos atuem e implementem normas para combater a doença.

“Não satisfeito, na semana em que os índices epidemiológicos alcançaram patamares insustentáveis, ele propagou o não uso da máscara de proteção individual, sem qualquer embasamento científico legítimo […] O pouco resultado alcançado até o momento é fruto de ações colaborativas adotadas pela sociedade e de exigências de outros poderes. Foi devido à atuações do STF, por exemplo, que o Brasil iniciou a compra de vacinas, passou a exigir a obrigatoriedade do uso de máscaras, garantiu a proteção de comunidades indígenas e enviou ventiladores e oxigênio para os estados”, declarou.

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Inscrições para a 1ª etapa do Revalida começam nesta segunda-feira

As inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior ...