Home > DESTAQUES > Instalada Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação

Instalada Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação

Para acompanhar o desenvolvimento tecnológico de Salvador, a Câmara Municipal passou a contar com uma Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação. O Projeto de Resolução nº 17/2021 é de autoria do vereador Marcelo Maia (PMN) e a instalação foi feita na quinta-feira (9), durante audiência pública. A Frente vai formular, coordenar, acompanhar e avaliar as políticas públicas relativas à inovação, tecnologia da informação e comunicação na capital baiana.

Além do vereador Marcelo Maia, que preside o colegiado, a reunião virtual contou com a participação do vice-presidente, vereador Paulo Magalhães Júnior (DEM), e do diretor de Inovação da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), Luis Henrique Gaban.

No texto da proposta cabe à Frente Parlamentar propor, desenvolver estudos, fiscalizar e viabilizar iniciativas dos poderes Legislativo e Executivo, que estejam relacionadas com a tecnologia e a inovação, como as ações da Semit, criada pelo prefeito Bruno Reis (DEM), como explica Marcelo Maia. Segundo o vereador, a intenção é fazer com que a Câmara acompanhe e participe do desenvolvimento tecnológico da cidade.

“Essa proposta tem a intenção de colocar a Câmara Municipal numa posição paralela ao desenvolvimento tecnológico da cidade. Hoje, Salvador já possui uma secretaria exclusiva para cuidar destes avanços. Então, nada mais justo que a Câmara esteja presente neste desenvolvimento, seja auxiliando, cooperando ou fiscalizando”, afirmou Maia.

Avanços

O vereador comenta o avanço diário da tecnologia: “Estamos sempre nos deparando com notícias sobre novas descobertas e um leque infinito de possibilidades parece estar aberto de forma constante. São tantos os fatores que fazem parte do nosso dia a dia, como celulares de alto desempenho, serviços de biometria, uso de inteligência artificial. E essa realidade de transformação propiciada pela tecnologia impacta diretamente em nossa cidade, daí a fundamental importância de a Câmara estar antenada e acompanhando essas evoluções constantes”.

Na proposta, o vereador ainda cita a criação da Frente como um estímulo e fomento para as inovações tecnológicas promovidas dentro das universidades e instituições de ensino.

“A Frente Parlamentar é uma grande conquista nossa, pois acreditamos que muitas das inovações tecnológicas que facilitam a nossa vida hoje em dia vêm de dentro das universidades e instituições de ensino. Então, penso que essa Frente Parlamentar pode ajudar, por exemplo, na criação de políticas públicas para o incentivo de pesquisas ou desenvolvimento de ações na área da tecnologia. Será um importante avanço para os pesquisadores e estudantes deste setor”, concluiu Maia.
 

 

Fonte da notícia: Assessoria do vereador

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Prefeitura vai abrir cadastro de segunda dose para quem se vacinou em outros municípios

Nesta sexta-feira (15), em entrevista à Rádio Metropole, o secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, anunciou que Salvador vai ...