Home > Bahia > Identificação de variantes do coronavírus também acontece na Bahia; entenda

Identificação de variantes do coronavírus também acontece na Bahia; entenda

 A Fundação Oswaldo Cruz Bahia (Fiocruz) já tem feito o sequenciamento genômico de novas variantes do novo coronavírus. A rede genômica da Fiocruz é controlada pelo laboratório de vírus respiratório e sarampo do Rio de Janeiro, de acordo com o grupo de pesquisa.

“Existem outros pólos da Fiocruz, como a Fiocruz Bahia, Pernambuco, Amazonas, que vem atuando muito contra a variante P1 que vem sido relatada em outros lugares”, comentou o pesquisador em saúde pública no IGM/Fiocruz, Thiago Gräf.

 

O pesquisador explicou que a FioCruz tem uma rede de vigilância do Sars-Cov 2 no Brasil. “São vários laboratórios que têm feito o sequenciamento genômico. Temos o foco nos casos suspeitos de terem sido infectados com as novas variantes. Por exemplo, os pacientes de Manaus transferidos, os profissionais que tiveram contato e apresentaram sintomas. Também outros pacientes que tenham voltado de viagem”, completou. 

 

Além das conhecidas cepas do Reino Unido, África do Sul e Manaus, mais uma cepa foi sequenciada e identificada pelo Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen) .Trata-se da linhagem peruana C.14, que foi introduzida no estado a partir de um viajante que aportou em Salvador de navio, em fevereiro.

 

O QUE É SEQUENCIAMENTO GENÔMICO?

O sequenciamento genômico é uma técnica que permite identificar, na ordem correta, a sequência de nucleotídeos (moléculas presentes nas células) de uma molécula de DNA ou RNA, visando conhecer a informação genética contida nesta estrutura. 

 

As metodologias responsáveis por isso fornecem, para cada uma das bases determinadas, uma informação referente a sua qualidade.

Sobre admin

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Inscrições para a 1ª etapa do Revalida começam nesta segunda-feira

As inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior ...