Home > Brasil > Hacker suspeito de vazar dados de 220 milhões de pessoas é detido em Minas Gerais

Hacker suspeito de vazar dados de 220 milhões de pessoas é detido em Minas Gerais

Um hacker suspeito de realizar o maior vazamento de informações do Brasil foi detido nesta sexta-feira (19) durante a Operação Deepwater da Polícia Federal, em Uberlândia (MG). Conhecido pelo nome de “Vandathegod”, o suposto hacker teria vazado dados de 223 milhões de brasileiros em janeiro deste ano.

A operação ainda cumpre cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Uberlândia e Petrolina (PE). As ordens foram dadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O megavazamento disponibilizou em fóruns na internet ao menos 223 milhões de CPFs, nomes, endereços, renda, imposto de renda, fotos, escores de crédito e dados de quem participa do Bolsa Família. De acordo com a Polícia Federal, o vazamento de parte dos dados foi feito gratuitamente, mas em seguida, o usuário do fórum colocou o restante das informações à venda por criptomoedas.

“Após diversas diligências, a Polícia Federal identificou o suspeito pela prática dos delitos de obtenção, divulgação e comercialização dos dados, bem como um segundo hacker que estaria vendendo os dados por meio suas redes sociais”, afirmou a PF em nota.

O número de CPFs vazados supera o da população brasileira, porque a base de informações também traz dados de pessoas que já morreram. O país tem pouco mais de 209 milhões de habitantes.

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Inscrições para a 1ª etapa do Revalida começam nesta segunda-feira

As inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior ...