Home > DESTAQUES > Governo estadual investe em obras de requalificação de ruas e passeios no Centro Antigo

Governo estadual investe em obras de requalificação de ruas e passeios no Centro Antigo

O Centro Antigo da capital baiana está recebendo obras de pavimentação de vias e requalificação de calçadas, com melhorias na acessibilidade em toda a região. Essas intervenções fazem parte do projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, elaborado e executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), com o objetivo de oferecer mais conforto, tranquilidade e segurança para as pessoas que estudam, trabalham ou fazem lazer na região.

Segundo o governo, no total, 11 bairros e mais de 300 ruas são contemplados pelo projeto, incluindo 18 vias do Centro Histórico de Salvador. A maioria dessas vias nunca havia passado por qualquer tipo de melhoria. Entre as ruas recuperadas estão a Cruz Machado, Diogo Dias, Fernão Cardim e Corpo Santo.

Segundo Ângelo Bastos, engenheiro da Conder, os investimentos na região da Calçada/Comércio são da ordem de R$ 28 milhões. “São 17,3 mil metros lineares de ruas e 44 mil metros quadrados de calçadas, onde se inclui o sistema de acessibilidade, como rampas, piso tátil e travessas elevadas para idosos, pessoas com deficiência visual, cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e carinhos de bebê”, afirma.

Outras vias importantes de acesso ao Comércio já foram revitalizadas, como a Ladeira da Montanha, Avenida da França e Avenida Estados Unidos. O projeto também inclui bairros como Campo Grande, Politeama, Nazaré, Barbalho, Macaúbas, Liberdade, Santo Antônio Além do Carmo, Saúde e Tororó.

Com as obras nas ruas e passeios, o Governo do Estado contribui para o fortalecimento dos negócios, valorização dos imóveis e atração de novos empreendimentos para a área, que, quando construída, foi projetada para ser o centro econômico da cidade.

“O meu comércio ficou com melhor visibilidade. O ambiente aqui da Rua do Corpo Santo está mais agradável, e os clientes chegam para consumir no bar sem medo e com mais frequência”, garante Marcelo Santos, dono de estabelecimento ao lado do Elevador Lacerda.

Patrimônio urbano

A Rua do Corpo Santo ganhou também um calçadão em piso intertravado, facilitando o acesso à Capela de São Pedro Gonçalves do Corpo Santo, construção em alvenaria de pedra e cal, que abriga uma das esculturas barrocas mais importantes do Brasil: a imagem de Nosso Senhor da Redenção.

As intervenções promovem segurança e acessibilidade para moradores e turistas que podem transitar nas ruas com autonomia. É uma espécie de redescoberta do patrimônio urbano com a valorização, requalificação e reestruturação de áreas importantes, para atrair investidores e turistas.

O presidente da associação de empresários do Comércio, Jacson Sampaio, aprova a iniciativa. “É muito importante esse olhar atencioso para o bairro, pois sabemos que somos o antigo centro financeiro de Salvador. O desenvolvimento no Comércio amplia as nossas chances de vendas e quebra o modismo do consumo somente em shopping center, trazendo o público para a região”.

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Defensorias questionam à Prefeitura exigência de documentos para vacinação infantil

A Defensoria Pública da União e a Defensoria Pública do Estado solicitaram da Prefeitura de Salvador e da Secretaria Municipal ...