Home > DESTAQUES > Dia D do Outubro Rosa promove mutirões de saúde neste sábado (23)

Dia D do Outubro Rosa promove mutirões de saúde neste sábado (23)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove o Dia D da campanha Outubro Rosa em Salvador neste sábado (23). Para garantir o amplo acesso das soteropolitanas aos múltiplos serviços oferecidos pela Prefeitura, uma série de ações especiais ocorrerão em mais de 40 locais, que oferecerão mutirões e atividades alusivas à mobilização, sendo 12 apenas na região do Subúrbio Ferroviário.

A pasta mobilizou uma equipe multidisciplinar em saúde, composta por gestores, médicos/as, enfermeiros/as, odontólogos/as, agentes comunitários, nutricionistas, auxiliares de limpeza, administrativo da farmácia e técnicos de enfermagem, que amplificarão os serviços oferecidos neste sábado. Serão realizados coleta de exames de colo de útero, exame de mamas, solicitação de mamografia, teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atividades educativas, consultas odontológicas, antropometria, testes rápidos, aferição de pressão, glicemia, atendimentos médicos clínicos, atividade de educação em saúde, orientação de saúde bucal e antropometria.

Além destes, também haverá procedimentos de coletas de preventivos ginecológicos e exame clínico das mamas; encaminhamentos de mamografias, laqueadura, inserção de DIU e ultrassonografias mamária e transvaginal; testagem rápida para HIV, sífilis, HCV e HbsaAg; exame preventivo, clínico das mamas e encaminhamento para o Centro de Pesquisa e Ceparh; consulta com equipe de enfermagem; salas de espera com palestra sobre a importância da avaliação clínica e temas relacionados ao empoderamento feminino; busca ativa de mulheres para encaminhamento e realização de preventivo.

O secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, destacou os benefícios que a campanha oportuniza para todas as mulheres ao garantir ações preventivas no cuidado com a saúde. “Fizemos um intenso trabalho coletivo, envolvendo as equipes e unidades, visando oferecer o máximo de procedimentos que podem salvar vidas, pois sabemos da importância do autocuidado e da prevenção. Tudo foi preparado com carinho e dedicação, para que nossas mulheres tenham conforto e possam cuidar de si como merecem”, disse.

Para ter acesso às unidades que realizam esses procedimentos durante todo o mês de outubro da mobilização, o público pode acessar o card oficial da SMS e se conectar ao QR Code, ou o site www.saude.salvador.ba.gov.br/unidades-saude-preventivo/ , para ler toda a lista disponibilizada.

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Inscrições para a 1ª etapa do Revalida começam nesta segunda-feira

As inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior ...