Home > Coronavírus > Depois do Butantan, Fiocruz informa que também vai interromper produção de vacinas

Depois do Butantan, Fiocruz informa que também vai interromper produção de vacinas

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que vai suspender a produção da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 por causa do baixo estoque do insumo chinês necessário para que os imunizantes sejam produzidos. A fundação explicou que isso não vai alterar as datas de entrega, mas pode mudar a quantidade de doses.

O Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) só será suficiente, segundo a Fiocruz, para produzir a vacina até a semana que vem. O último lote com o insumo chegou ao Brasil há 20 dias.

Duas remessas de IFA devem chegar ainda neste mês de maio e outros quatro lotes até julho.

“As entregas estão garantidas com o que nós já temos no Brasil até praticamente o dia 10 de junho e, com a chegada dessas duas remessas em maio, provavelmente a gente fecha o mês de junho. E aí temos que trabalhar para que recebamos, o mais rapidamente possível, esses quatro lotes que estão faltando. Nós estamos chegando no momento onde nós vamos ter pequenas interrupções da produção, por um ou dois dias – o que provavelmente vai acontecer na semana que vem – porque a gente está com a produção acelerada”, relata o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger.

Produção de vacinas pelo Instituto Butantan
O Butantan informou, na sexta-feira (14), que vai paralisar a produção até a chegada de um novo lote com 10 mil litros de insumo farmacêutico ativo (IFA). Segundo o governo de São Paulo, o carregamento ainda não foi liberado pelo governo chinês para ser embarcado ao Brasil.

“Esses 10 mil litros correspondem a aproximadamente 18 milhões de doses da vacina, absolutamente necessários para manter a frequência do sistema vacinal, acelerar e atender os que precisam da segunda dose”, disse o governador João Doria.

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Inscrições para a 1ª etapa do Revalida começam nesta segunda-feira

As inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior ...