Home > Bahia > CPI da Covid: Após polêmica sobre Copa América, Otto defende antecipação do depoimento de Queiroga

CPI da Covid: Após polêmica sobre Copa América, Otto defende antecipação do depoimento de Queiroga

O senador Otto Alencar (PSD-BA), titular da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), defendeu na sessão desta terça-feira (1°) a antecipação do novo depoimento do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após a Conmebol anunciar que a Copa América seria sediada no Brasil.

A intervenção foi feita antes do início do depoimento da médica Nise Yamaguchi.

A própria entidade agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais por aceitar receber a competição, mesmo diante do cenário desesperador da pandemia e o surgimento de novas cepas do vírus.

A Colômbia e a Argentina recusaram a proposta. O primeiro pelas manifestações populares que já duram ao menos dois meses, contra as reformas do governo local, e o segundo pelo aumento dos casos e mortes pela Covid-19.

“Se tiver insistência do governo de trazer, com uma irresponsabilidade sanitária dela, de ter essa Copa América, que já chamam de Cepa América, é importante que ao contrário de chamar o presidente da CBF, se chame na terça-feira próxima o ministro Queiroga”, declarou Otto.

O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), protocolou nesta segunda-feira (31) um requerimento para a convocação de Rogério Caboclo, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“Ele tem que vir aqui e dizer que tem condições de fazer barreiras sanitárias por terras nas fronteiras, todos países que fazem fronteira de terra com o Brasil e dizer que tem condição de ter barreira no aeroporto, testes em todos, e não chegue aqui uma Cepa estranha de outro País e o Brasil passar por uma descontrole da Covid-19. Momento difícil. Momento de saturação muito grande, falta de equipe de intubação, insumos, saturação dos profissionais de saúde […] gosto de futebol, mas sou totalmente contra”, completou o senador.

VOLTOU ATRÁS

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, o senador Omar Aziz (PSD-AM) mudou de opinião sobre a realização da Copa América no Brasil. Depois de dizer que não via problema na competição, já que outros torneios acontecem no país desde o início da pandemia, Aziz recuou após o discurso inicial do senador Humberto Costa (PT) na abertura da sessão.

“Depois fui racionar e é sem lógica, não temos o que comemorar, temos o que lamentar. Em um primeiro momento, como temos prática primeiro com campeonatos estaduais, do Nordeste, outros campeonatos. Mas depois você vai fazendo autocrítica, vai racionando. Vai comemorar o quê? Se o Brasil for campeão da Copa América, vai mudar o que?”, indagou Aziz, concordando com Humberto Costa e com o vice-presidente da Comissão, Randolfe Rodrigues, que também criticou o acerto com a Conmebol.

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Inscrições para a 1ª etapa do Revalida começam nesta segunda-feira

As inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior ...