Home > DESTAQUES > Conselho Municipal de Política Cultural inicia inscrição para processo eleitoral

Conselho Municipal de Política Cultural inicia inscrição para processo eleitoral

Foi publicado, no Diário Oficial do Município (DOM) desta semana, o regulamento do processo eleitoral para o Conselho Municipal de Política Cultural do Salvador (CMPC) – Biênio 2022/2024. As inscrições para concorrer às eleições acontecem até dia 27 de outubro. Para votar também é necessário o cadastramento, que deve ser feito através do site www.eleicoescmpc.salvador.ba.gov.br, até o dia 11 de novembro.

Durante o processo seletivo, serão escolhidos conselheiros titulares e suplentes no CMPC, para os dez segmentos e territórios culturais, conforme disposto na Lei 8.551/2014. Para votar, os agentes culturais de Salvador precisam ser residentes na capital e maiores de 16 anos. Para se candidatar, além de residir na cidade e atuar na área cultural há pelo menos três anos, é preciso ter idade mínima de 18 anos.

Serão eleitos representantes e suplentes de linguagens artísticas dos segmentos culturais de artes visuais, audiovisual, circo, culturas identitárias e inclusivas, cultura popular, dança, literatura, música, patrimônio material e imaterial ou teatro. Serão escolhidos representantes dos territórios formados pelas Prefeituras-Bairro de Salvador.

Dinâmica – O mandato do eleito, ou da eleita, durará dois anos. A nomeação e posse vão ocorrer após o processo eleitoral, iniciando em janeiro de 2022 e sendo concluído em janeiro de 2014. Os eleitos titulares e suplentes serão nomeados e tomarão posse como representantes da sociedade civil no CMPC, juntamente com os representantes do poder público, em até 45 dias úteis após a publicação do resultado final das eleições, em ato público, presidido pelo prefeito ou representante por ele designado.

O assessor técnico do CMPC, Plutarco Drummond, destacou a importância do processo eleitoral no controle social das políticas públicas de cultura em Salvador. “É importante que a cidade se aproprie deste órgão colegiado da sociedade civil e do poder público, pois nele são discutidos os encaminhamentos sobre os rumos das políticas culturais do Município, que são do interesse de todos”, defendeu.

Papel primordial – Segundo Drummond, o papel primordial do conselheiro é propor políticas para o desenvolvimento cultural da cidade e fiscalizar a aplicação dos recursos do orçamento municipal para o setor cultural, além de ser um espaço de escuta e atendimento das demandas da população. O conselho se reúne mensalmente.

O presidente da Comissão Eleitoral do CMPC, Etenoel Cruz, explicou as funções do conselheiro. “O eleito deve propor normas e diretrizes pertinentes às finalidades e aos objetivos do Sistema Municipal de Cultura (SMC), acompanhar e fiscalizar a execução do Plano Municipal de Cultura, propor e aprovar o Regimento Interno do CMPC, acompanhar e fiscalizar a execução dos projetos culturais da administração municipal e de projetos da sociedade civil, apoiados pela Fundação Gregório de Mattos, dentre outras obrigações”.

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Prefeitura vai abrir cadastro de segunda dose para quem se vacinou em outros municípios

Nesta sexta-feira (15), em entrevista à Rádio Metropole, o secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, anunciou que Salvador vai ...