Home > Bahia > Comissão de Saúde defende prioridade de atendimento a diabéticos em jejum

Comissão de Saúde defende prioridade de atendimento a diabéticos em jejum

A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), presidida pelo deputado Eduardo Alencar (PSD), aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 22.536/2017, de autoria do deputado Euclides Fernandes (PDT), na 1ª reunião da nova legislatura, realizada de forma virtual na manhã desta terça-feira (4). A proposição dispõe sobre a concessão de prioridade no atendimento aos usuários portadores de diabetes, na realização de exames médicos em jejum total, nas unidades de saúde do Estado da Bahia.
O parecer favorável ao projeto concedido pelo relator, deputado Alex da Piatã (PSD), foi lido, na reunião, pela deputada Fabíola Mansur (PSB), que ao final deu sua aprovação. “A determinação de prioridades a pacientes diabéticos em jejum é de suma importância, porque podem, ao esperar longas filas, efetivamente ter hipoglicemias graves. Além de dar dignidade, é um projeto importante, dada a quantidade de diabéticos. É um projeto que mostra a empatia do deputado Euclides Fernandes face ao tema, face à quantidade de diabéticos no Estado da Bahia”, declarou.
Na sequência da pauta, Eduardo Alencar informou que encaminhará aos colegas de Comissão um ofício enviado por entidades representantes de pessoas portadoras de deficiência física. Elas requerem que seja discutida, no colegiado, a vacinação em caráter emergencial de pessoas com deficiências. “É uma solicitação justa, e todos nós deputados sabemos das dificuldades que os portadores de deficiência têm de pegar fila, de se locomover, enfim. Vamos mandar a todos os deputados a cópia da solicitação e, na próxima reunião, vamos discutir esse trabalho que é tão importante para todos nós”, disse Alencar.
Na reunião, também foi proposta pela deputada Fabíola Mansur a realização de uma audiência pública conjunta com a Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público, a qual ela preside, sobre o tema Vacinação na Bahia: Conquistas, Lutas e Desafios. A audiência está marcada para a próxima terça-feira (11). A deputada ficou de enviar um ofício à Comissão de Saúde para que os membros possam apreciar digitalmente.
Por fim, o deputado José de Arimateia (Republicanos), vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, anunciou que irá propor, na pauta da próxima reunião, a realização de audiências públicas a respeito de temas como “Doenças crônicas negligenciadas por conta da pandemia”; “Doenças vetoriais, risco de surtos com as chuvas e a falta de controle por conta de pandemia” e “Saneamento básico como um dos fatores determinantes e condicionantes da saúde”.
“Nós não podemos, mesmo diante desse grave problema da pandemia, ficar despercebidos com esses temas que já veem se prolongando há anos, e precisamos estar atentos a essas doenças crônicas, a essas doenças vetoriais e ao saneamento básico… Sabemos que o foco hoje está voltado só para a pandemia da covid-19. Mas precisamos saber como os gestores estão se comportando em atenção a esses problemas”, argumentou Arimateia.
Eduardo Alencar mostrou-se favorável à pauta. “Hoje, o foco da saúde de um modo geral está exclusivamente na Covid-19, e está esquecendo o paciente diabético, o hipertenso e o de outras patologias que, no dia a dia da medicina, muitas vezes são deixadas de lado”, afirmou o presidente. Segundo ele, não se pode deixar a medicina focada em um único vetor, que é o coronavírus.
Além dos citados, participaram da Reunião os deputados Euclides Fernandes (PDT), Bira Corôa (PT) e Jacó (PT).

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Inscrições para a 1ª etapa do Revalida começam nesta segunda-feira

As inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior ...