Home > DESTAQUES > Comércio de rua ou shopping? Especialistas explicam quais as vantagens de cada negócio

Comércio de rua ou shopping? Especialistas explicam quais as vantagens de cada negócio

Já ficou claro que a pandemia mudou as tendências do mercado, impulsionando não apenas as vendas online como levando à valorização do comércio de rua. O advogado e consultor de negócios André Torres, sócio-diretor da Consulting, e Fernando Pinho, diretor da PA Informática, explicam como negócios podem aproveitar essa tendência para se reinventar.

De acordo com André Torres, a configuração do comércio atual se baseia em três pilares – loja de rua, shopping e internet – e, para maximizar o sucesso de vendas, é preciso entender o papel de cada na estratégia de negócio. Para isso, um software de gestão integrada se faz essencial para o controle e evitar o retrabalho, como explica Fernando Pinho.

Diferentes estratégias

“No shopping há maior conforto para o cliente, sua marca fica mais conhecida e é o local onde você pode cobrar um valor mais alto pelo produto. Já na loja de rua é possível ter um espaço maior por um custo menor. Isso permite um maior volume de vendas além de um estoque mais amplo para entrega rápida. A loja de rua pode ser utilizada também como o ponto de onde saem as entregas via delivery das compras realizadas na internet”, aponta Torres.

No entanto, a loja de rua traz alguns desafios de gestão, como a segurança e o gerenciamento do estoque. Também a possibilidade de maior flexibilidade de horários, já que as lojas de shopping têm que seguir à risca uma escala determinada.

Em primeira mão

Para Torres, o grande trunfo das lojas em shoppings center são a ampla divulgação da marca. Ele acredita que esse espaço deve ser utilizado como um showroom e ser sinônimo de novidade. “Ela deve estar sempre à frente, ser o espaço no qual se lança um produto novo, ter um mimo para o cliente, fazer eventos. Tem que estar sempre inovando”, afirma.

Tecnologia como aliada

Fernando Pinho, diretor da PA Informática, acredita que as lojas física e virtual devem se complementar. Para isso, o empresário não deve desprezar nem um, nem outro. Para ter sucesso e evitar o retrabalho, os negócios de porte pequeno e médio devem, segundo ele, procurar parceiros, empresas sólidas com bastante tempo de atuação no mercado, para que não haja perda de tempo e dinheiro.

“O primeiro investimento deve ser um software de gestão integrado com e-commerce. O software vai gerir as vendas independentemente da quantidade ou tipo de loja (física ou digital). Tudo é automatizado em um só sistema, que integra estoque, financeiro, todas as áreas para facilitar a gestão”, afirma. “Já uma empresa de marketing digital pode ser contratada para fazer com que a publicidade seja tratada com competência, e assim buscar resultados proporcionais ao investimento feito”, complementa.

Ele acredita que a integração dos dois modelos de comércio é benéfica especialmente para os clientes pois a experiência pode ser muito mais personalizada. “Ele pode primeiro obter informações sobre o produto no meio digital e ir até a empresa para experimentar ou vice-versa. A empresa pode, inclusive, enviar o produto para que o cliente experimente sem sair de casa. Existem inúmeras iniciativas que podem ser adotadas”, garante.

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Inscrições para a 1ª etapa do Revalida começam nesta segunda-feira

As inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior ...