Home > DESTAQUES > Com 120 palestrantes, festival de criatividade no Centro Histórico segue até este sábado

Com 120 palestrantes, festival de criatividade no Centro Histórico segue até este sábado

Realizado no Teatro Gregório de Mattos, Espaço Cultural da Barroquinha e Fera Palace Hotel, o Salvador Creativity and Media Festival – Scream Festival 2021 está agitando a região com recorde de inscritos para assistir aos mais de 120 palestrantes previstos na programação, que segue até este sábado (4).

O painel Gastronomia Ancestral foi um caldeirão histórico-cultural com Solange Borges, da Culinária de Terreiro, o ator e afrochef Jorge Washington, Cadu Moura, participante do Mestre do Sabor e a chef Lili Almeida.

A importância da representatividade na gastronomia foi o lugar de fala para todos. Cadu, por exemplo, ressaltou que a valorização do ingrediente não acontece através da fala, é preciso levar para a receita. “Uso dendê nos pratos tradicionais, mas também faço a maionese de dendê que as pessoas adoram”, conta.

Já Lili contou, emocionada, que despertou para a representatividade na culinária quando iniciava na profissão. “Quando eu estudava e ia para eventos como este (Scream), vi uma chef branca contando a nossa história e pensei que era a história da minha vida. A partir dali, decidi que eu ia conhecer esta história, pesquisar a origem e ser uma representante preta dessa história que nos foi roubada”.

Além da Terra – Da Bahia para Marte, o painel sobre práticas sociais, sustentáveis e de governança, a tarde, no Gregório, mexeu com a platéia, afinal, não é todo dia que um astronauta alerta sobre a quantidade de lixo espacial e a falta de água potável no planeta Terra.

“O turismo espacial é real e uma grande oportunidade de investimentos e desenvolvimento. Nós ainda estamos numa triste realidade com aeronaves antigas, satélites obsoletos, ferramentas perdidas na órbita. A exploração espacial ainda não é sustentável”, relata o aspirante a astronauta da Possum, Rodrigo Santiago.

No mesmo painel, diretamente da Nasa, a líder Leka Hattori alertou para a urgência de soluções. “Os dados da Nasa não são fake news. Parece ficção científica, mas é real, é o caminho da humanidade. Anna (Luisa Beserra, da SWD) está ajudando com água potável porque toda a humanidade precisa, mas cada um tem que saber das suas atitudes”, ressaltou.

A boa notícia anunciada por Leka foi que, entre as 43 cidades participantes da maratona Nasa Space App Challenge no Brasil, Salvador ficou em primeiro lugar em relação a quantidade de desenvolvimento de projetos.

“Salvador ficou em sexto lugar do mundo, o que nos coloca como uma cidade muito inovadora no sentido de trabalhar ideias e tudo isso passa pela criatividade, não é só uma questão de técnica ou tecnologia”, celebra Leka.

O painel foi mediado pela empresária do setor de start ups Mel Oliveira e teve ainda a participação de Anna Luisa Beserra, baiana premiada pela ONU pelo desenvolvimento de tecnologias que levam água potável para o semiárido brasileiro.

O primeiro dia de Scream teve ainda apresentação do case Afropunk e debate sobre a cena do movimento cultural negro mundial, painel sobre tecnologias a favor do prazer, da liberdade e da autonomia, homenagem ao publicitário Duda Mendonça, bate-papo sobre criação de crianças prodígio e diversos outros conteúdos.

Neste sábado, o diretor de marketing da 99, Cleber Paradela, participa mais uma vez do evento, desta vez virtual. Assíduo desde a primeira, ele é também professor de Futurismo e Tecnologias Exponenciais da pós de Inovação da ESPM e coordenador do Bootcamp de Inteligência Digital da Miami Ad School, e será entrevistado pelo publicitário Maurício Magalhães, às 9h, no teatro, em um bate-papo sobre “Tendências e que futuro é esse?”.

Vai ter ainda painéis com Bob Wollheim (CI&T), a atriz Carolina Ferraz, Paulo Rogério (Vale do Dendê), Genilson Coutinho (Dois Terços), Pai Rychelmy (Casa do Mensageiro), Pedro Arthur Lucena (Abayomi), Leonardo Leal e Mayara Stelle (Sleeping Giants), Dado Schneider e outros convidados. Para fechar, haverá ainda o anúncio dos vencedores do Prêmio CCBA, realizado pelo Clube de Criação da Bahia, e a posse da nova diretoria da entidade realizadora do festival, a Associação Baiana do Mercado Publicitário – ABMP, que será presidida por Lucas Reis.

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Defensorias questionam à Prefeitura exigência de documentos para vacinação infantil

A Defensoria Pública da União e a Defensoria Pública do Estado solicitaram da Prefeitura de Salvador e da Secretaria Municipal ...