Home > DESTAQUES > Centro Histórico recebe Onda Rosa no Pelô nesta quinta (21) e sexta (22)

Centro Histórico recebe Onda Rosa no Pelô nesta quinta (21) e sexta (22)

A região do Pelourinho e Praça da Sé vai receber, entre esta quinta (21) e sexta-feira (22), a Onda Rosa no Pelô, um movimento de conscientização sobre os cuidados com a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. A ação ocorrerá das 16h às 18h, envolvendo o diálogo com as mulheres, tanto nas lojas do comércio local e vendedoras ambulantes, como entre as que estiverem transitando nas ruas.

Haverá distribuição de panfletos informativos e de laços temáticos, iluminação dos monumentos da região na cor rosa e promoção de atividades físicas. “Será um movimento de chamada dessas mulheres para a preocupação com o autoexame e com o autocuidado, até porque uma mulher que se cuida é uma mulher que tem uma boa autoestima”, afirma Fernanda Lordelo, titular da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

O diálogo feito com as mulheres da região será sobre a importância do autoexame, sinalizando como deve ser feito o toque, sobre o acesso à mamografia e melhor forma de prevenção do câncer do colo do útero. Já a atividade física será feita com a orientação de educadores físicos da GCM.

A iniciativa é da SPMJ, em parceria com a Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, por meio da unidade Centro/Brotas; com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), por meio da Guarda Civil Municipal e Limpurb, além das secretarias municipais de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e da Cultura (Secult).

Programação – Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura realiza uma programação especial para conscientizar a população de Salvador sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de mama e do colo do útero. Outras ações ainda serão desenvolvidas pela SPMJ, a exemplo da disponibilização da Sala Rosa, no Shopping Center Lapa, entre os dias 26 e 29.

Diagnóstico – O diagnóstico tardio ainda é a principal causa de mortes por câncer de mama, por isso a importância da mobilização. No Brasil, de 60% a 70% dos casos de câncer de mama são identificados em estágios avançados, de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para o triênio 2020-22, a expectativa é de 1.180 casos novos de câncer de mama na capital baiana.

Sobre 71 Notícias

O 71 Notícias é um site contemporâneo, que traz para você os bastidores das notícias baianas e permite uma visão ampla sobre o cotidiano da Bahia e do Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Inscrições para a 1ª etapa do Revalida começam nesta segunda-feira

As inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior ...